terça-feira, 21 de maio de 2019

JESUS DESEJA QUE VOCÊ TENHA CERTEZA DA SALVAÇÃO.

TEXTOS:

João 5:24 - "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida".

Romanos 10:13 - "Porque todo a quele que invocar o nome do Senhor será salvo".  

INTRODUÇÃO:

A sua decisão de já ter crido em Jesus como o seu único e suficiente salvador e Senhor pessoal, com certeza foi a melhor e mais importante da sua vida, os seus pecados foram perdoados, você foi salvo, agora você é um filho de Deus, o Espírito Santo habita em você e o céu é sua morada eterna. Se você ainda não decidiu por crer e seguir a Jesus, creia e siga-o agora mesmo e receba pela fé as bênçãos da salvação, não fique de fora.
Jesus deseja que você cresça na vida cristã. Ele quer que você experimente o melhor. E por querer assim, ele diz: "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10)
No entanto para que você experimente esta vida abundante, é necessário que esteja disposto a ser obediente ao que Jesus Diz: "Se você me ama guardará os meus mandamentos..." (João 14:15) Portanto, se você;
a) - já se reconheceu como um perdido pecador;
b) - já compreendeu e creu que Jesus é o filho de Deus, que Jesus morreu, foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia para ser o salvador daquele que crê;
c) - se você já confessou os seus pecados a Deus e arrependido pediu perdão em nome de Jesus;
d) - se você já creu e recebeu a Jesus como o seu único e suficiente salvador e Senhor, você está salvo;
e) - não porque você é bom, nem porque fez por merecer, mas pela misericórdia de Deus, é isso que a Bíblia, a palavra de Deus garante, basta crer.

ARGUMENTAÇÃO.

A Bíblia apresenta três razões pelas quais você pode estar seguro de que ao receber a Jesus pela fé você está salvo.
PRIMEIRO; Pela promessa de Jesus: "Aquele que ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". (João 5:24)

SEGUNDO; Porque você suplicou a Jesus que o salvasse: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Romanos 10:13)

TERCEIRO; Por causa do testemunho do Espírito Santo, ou seja, quando você foi salvo o Espírito Santo veio habitar em sua vida: "O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". (Romanos 8:16)

PREGAÇÃO FEITA NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE PATROCÍNIO, EM 10/03/2019.        
           

terça-feira, 14 de maio de 2019

Estudo Bíblico realizado na Primeira Igreja Batista de Patrocínio em 14/ 03/ 2019.

Evangelho de Mateus capítulo 1, versículos 1 ao 17.

                 TEXTO: 

               Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi,            filho de Abraão.
  Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos;
  Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão;
  Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom;
  Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;
  Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias;
Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa;
  Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias;
  Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias;
  Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias;
  Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
  Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel;
  Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor;
Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde;
  Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó.
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

INTRODUÇÃO:


O autor deste evangelho foi Mateus que tinha por sobrenome Levi. (Mt. 9:9; Mc 2:14)
Mateus era um publicano, ou seja um cobrador de impostos e por isso era odiado por seu próprio povo. Os publicanos eram vistos como traidores, por trabalharem para Roma e porque geralmente extorquiam o povo cobrando mais do que deviam. (Lc. 3:12,13)
Mateus deixou tudo e seguiu a Jesus, depois foi escolhido pelo mestre para ser apóstolo. A provável data em que escreveu o seu evangelho foi no ano 60 d.c.

Mateus escreveu este evangelho para:
1 - Prover seus leitores de um relato da vida de Jesus por uma testemunha ocular.
2 - Para assegurar aos seus leitores que Jesus é o Filho de Deus e o messias, esperado desde o remoto passado, predito pelos profetas do A.T.
3 - Para demonstrar que o reino de Deus se manifestou em Jesus de maneira incomparável.

O evangelho de Mateus começa dando a genealogia de Jesus Cristo, a qual retrata a linhagem ancestral de Jesus pela linha paterna de José.
José não era o pai biológico de Jesus, contudo era o pai adotivo e Legal.

Mateus escreveu a genealogia de Jesus desta forma a fim de comprovar aos judeus que Jesus era o Messias (UNGIDO) esperado, que governaria eternamente o povo de Deus, (ENTENDA-SE "POVO DE  DEUS" COMO A IGREJA, FORMADA DE JUDEUS E NÃO JUDEUS.) pois Deus prometeu que o Messias seria um descendente da família de Davi, que fora rei de Israel, bem como descendente de Abraão.

Desde o início do seu evangelho, Mateus afirma que Jesus é o UNGIDO de Deus, ungido com o Espírito Santo. Além de Messias, Jesus também é chamado de Cristo "do grego Christós" que também quer dizer  UNGIDO.
Jesus foi ungido como profeta para trazer conhecimento e verdade (Dt. 18:15), como sacerdote para se oferecer como supremo sacrifício e expiar nossas culpas (Sl 110:4; Hb 10:10-14); e como rei para governar, guiar e estabelecer o seu reino de justiça. (Zc 9:9).

O FILHO DE DAVI.

1 - Mateus comprova que Jesus foi um descendente legítimo do rei Davi, levantando a genealogia de José, o qual era da casa de Davi. Embora Jesus tenha sido concebido pelo Espírito Santo, contudo ele foi foi formalmente registrado como filho de José e, portanto tornou-se legalmente herdeiro do rei Davi.

2 - O evangelho escrito por Lucas também mostra a genealogia de Jesus através dos ascendentes de Maria, sua mãe, que também era da linhagem de Davi. (Lc. 3:23) 
Assim os escritores dos evangelhos declaram que Jesus é o Messias legalmente e fisicamente.

Na genealogia escrita por Mateus ele cita os ascendentes de Jesus começando por Abraão e terminando em Jesus. Já na genealogia escrita por Lucas, ele mostra os ascendentes de Jesus começando pelo próprio Jesus e terminado em Deus, O PAI ETERNO.